Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Poll ID 906378 does not exist.

Rating: 2.8/5 (97 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Get the Flash Player to see this player.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

3.1 Organograma

Os cargos estão relacionados ao organograma e à hierarquia das organizações. O organograma é o quadro representativo da posição formal de todos os cargos dentro da organização.

A hierarquia estabelece quem é oficialmente responsável pelas ações de quem, define a subordinação e os subordinados (FIDELIS, 2010, p.120)

3.2 Dados de mão-de-obra

A mão-de-obra na construção civil tem sido um enorme problema para as empresas, porque a falta de pessoas qualificadas na área é muito grande e tem dificultado muito no momento de sua contratação e até mesmo de prestar serviço sem ter um suporte adequado de mão de obra qualificado.

Pois é um ramo que o funcionário é pouco valorizado e não se interessam em aperfeiçoar na sua área com qualidade.

Assim essa responsabilidade passa a ser da empresa durante sua contratação, onde precisa capacita-lo para determinada função.

Na Heleno & Fonseca os funcionários não qualificados recebem treinamento durante o período de inicio das obras e quando se encerra a obra esses funcionários são transferidos para outras obras dependendo de sua localização e de sua disponibilidade de trabalho.

Com esse remanejamento a empresa não perde tanta qualificação de funcionários durante o inicio de obras.

Esse processo que a empresa faz tem tido um aproveitamento de 60% dessa mão de obra qualificada em cada inicio de obra.

Assim a empresa ganha em qualidade e economia em treinamento, custo com contratação, tempo e perca de pessoas não qualificadas na obra.

3.3 Regime de Contratação

O regime de contratações da empresa Heleno & Fonseca Construtécnica S/A, funciona dependendo de onde a obra irá ser executada.

Se a obra for executada fora do Estado de São Paulo, compensa para a empresa contratar funcionários da própria região onde vai ser realizada a obra.

Respeitando o limite de contratações diretamente pelo contratante, a empresa contrata subempreiteiros e funcionários terceirizados, onde todos os funcionários são alojados em canteiros de obras, onde recebem alimentação, café da manhã e outros benefícios.

Os funcionários qualificados como Engenheiro e Mestre de Obra são funcionários de confiança da empresa, na qual recebem moradia e passagem aérea para ida e volta.

As oportunidades de empregos são divulgadas através de jornais e agências de emprego da própria região.

As contratações são realizadas dependendo do segmento da obra e de suas necessidades.

A empresa disponibiliza um Programa de Jovem Parceiro, que anualmente recebe inscrições de universitários e profissionais formados há dois anos, e também o Programa Jovem Técnico, cujo processo seletivo ocorre uma vez ao ano, direcionado a jovens com formação técnica.

Quando a obra é constituída por consórcio, os funcionários são contratados por empresas terceirizadas, subempreiteiras e alguns funcionários de confiança são das empresas que formam o consórcio.

Todos os funcionários têm os mesmos direitos que os outros trabalhando dentro dos canteiros de obras.

As contratações são realizadas mediante solicitações de mestres de obra e engenheiros que fazem sua solicitação conforme as necessidades na obra.

O setor de recursos humanos da empresa divulga em anúncio a descrição da solicitação de um profissional especializado, técnico com ou sem experiência.